Foram 395 profissionais capacitados, em oito cidades, com a metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional

Sete estados receberam no primeiro semestre de 2024 o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), com os diferentes módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Foram capacitados 395 profissionais – professores, gestores, coordenadores e diretores –, em oito cidades, beneficiando 27.650 alunos.

As formações foram realizadas nos municípios de Juazeiro, na Bahia; Carolina, no Maranhão; Ipatinga, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco; Canoinhas, em Santa Catarina; e Porto Nacional, em Tocantins.

O Projeto Formações apresentou os módulos 1 (Princípios do Esporte Educacional), 2 (Didática/EaD), 3 (Pedagogia do Esporte), 4 (Sistema Didático PROTEGE/EaD) e 5 (Evento de Esporte Educacional / Seminário de Boas Práticas). Os módulos 1, 3 e 5 são presenciais, e o 2 e o 4 on-line.

“As ações são realizadas utilizando o método do IEE que proporciona um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática. Encerramos o primeiro semestre levando os princípios do esporte educacional para mais esses profissionais pelo Brasil”, destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 23 anos de atuação e já capacitou mais de 63 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

Os módulos – O módulo 1 é apresentado por meio de jogos e práticas corporais, com reflexões sobre inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia nas práticas pedagógicas da educação física.

A didática é discutida remotamente, via webinário, no módulo 2 em EaD. São apresentados vídeos com situações/problemas no desenvolvimento de práticas de jogos na escola, gerando discussões de estratégias e de ferramentas didáticas que favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos e alunas.

O terceiro módulo é praticado e vivenciado por meio de esportes não convencionais, atendendo aos critérios do “bom jogo”: imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagens, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.

E foi apresentada remotamente pela plataforma moodle e via webinário a ferramenta didática “Sistema PROTEGE”, que contribui para provocar diversificações e desafios nas aulas, realizando  intervenções qualificadas a partir do objetivo de aprendizagem.

Já no módulo 5 é feita a apresentação das práticas pedagógicas desenvolvidas a partir dos conteúdos e estratégias desenvolvidas nas formações.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores VALE, Grupo CCR / CCR Aeroportos, Instituto CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, AEGEA, ISA CTEEP e Cogna Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Foto: IEE / Divulgação

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