Um monstro de uma perna aguarda a frota – a mais longa nos 50 anos de história da corrida

Com mais de 12.750 milhas náuticas, a Etapa 3 desta 14ª edição será a mais longa de sempre nos 50 anos desde o início desta corrida.
Quando os barcos partirem do cais ao meio-dia na Cidade do Cabo no domingo, esta será a partida mais emocionante para amigos e familiares.
À medida que a frota se dirige para o oceano mais remoto do planeta, há muito em jogo. Haverá muitas lágrimas de despedida de amigos e familiares – quando os velejadores partirem em uma aventura que deve durar mais de um mês.
O veterano da corrida, Charlie Enright, capitão da 11th Hour Racing Team, comentou: “Quando o percurso para esta corrida foi anunciado, todos entraram nesta perna muito rapidamente como a grande. Você sabe, vai ser em algum lugar entre 30 a 40 dias.”

Há boas razões para amar e odiar o Oceano Antártico. Mesmo em uma primavera do hemisfério sul, em latitudes tão profundas pode ser implacavelmente frio.
Frio o suficiente para que os icebergs sejam uma ameaça e algo a ser monitorado no radar. Por longos períodos durante a passagem do Cabo da Boa Esperança para contornar o Cabo Horn, você está a mais de mil milhas de qualquer outro ser humano. Exceto quando os astronautas voam por cima, cerca de 250 milhas acima no espaço na Estação Espacial Internacional.

Mas o Oceano Antártico também é o sonho de um velejador. O melhor passeio de trenó onde você pode se divertir surfando ondas enormes por semanas a fio.
“O sul pode ser inacreditável”, entusiasma-se Enright. “Quero dizer, são grandes ventos de oeste sem marca de sota-vento, o sonho de um marinheiro e você pode ir a favor do vento para sempre. Mas também é uma parte bastante traiçoeira do mundo. Nas duas edições anteriores da corrida estivemos de cada lado disso. Em 2014-15, éramos um grupo de jovens e nos encontrarmos liderando a frota ao redor do Cabo Horn foi um momento mágico. Mas na próxima edição da corrida, deixamos cair uma plataforma cerca de 50 milhas depois de contornar o Cabo Horn. Então o Oceano Antártico pode dar e também pode tirar.”

Paul Meilhat, capitão da Biotherm, estava atrasado para se inscrever na The Ocean Race. O capitão francês achou que não tinha muito tempo para reunir o tipo de experiência que queria a bordo, mas a Leg 3 tornou mais fácil convencer seus colegas velejadores da IMOCA a se juntarem à tripulação. “Quando anunciei o projeto e disse que estava procurando tripulação, todos pediram para fazer essa etapa. Esta é a perna que todos – o público, os jornalistas – todos falam porque é quase metade da corrida em termos de quilômetros, é a mais longa da história desta corrida. Então, sim, é um grande.
“Mas não podemos esquecer que vamos ter 10 coeficientes [de pontuação]. Esta é uma grande parte da corrida, mas devemos nos concentrar não apenas nesta perna, mas na The Ocean Race como um todo. Por isso, o objetivo mais importante é estar em Itajaí para poder terminar a prova.”

Dois outros capitães franceses também estão muito conscientes da importância desta etapa para determinar o resultado da The Ocean Race daqui a quatro meses. Nem Kevin Escoffier nem Benjamin Dutreux querem dar os resultados das duas primeiras etapas como garantidos. Escoffier e Team Holcim – PRB têm uma pontuação perfeita com duas vitórias no Atlântico, mas não estão dando nada de seu sucesso inicial como garantido, enquanto Dutreux e GUYOT environnement – Team Europe terminaram em último lugar em ambas as etapas iniciais.

Dutreux está convencido de que o placar não conta a história de um nível muito mais próximo de desempenho em toda a frota. Afinal, a equipe GUYOT manteve a liderança por grandes partes da Etapa 2. “Estou muito feliz com o início da corrida, mesmo que a tabela de classificação não mostre isso”, disse Dutreux, que ficou de fora da segunda etapa de Cabo Verde. “O placar, são apenas números, e o que eu sinto é que o nível é muito alto e muito próximo na frota. Temos uma luta com os outros barcos, e nossos pontos não são bons, mas estou muito feliz com a luta e o esforço que colocamos em navegar no barco, e esse é o fator mais importante. Sinto que estamos fazendo um bom progresso, e estou ansioso para voltar a bordo e lutar por 20% da corrida nesta etapa louca.”

Team Holcim – O capitão do PRB, Kevin Escoffier, está parecendo seu energético habitual, mesmo que ele não esteja sentindo isso. “Tivemos algum descanso, mas não o suficiente, na Cidade do Cabo. Eu gostaria de ter passado mais tempo aqui, e para a tripulação em terra tem sido difícil preparar o barco a tempo para a próxima etapa. Ainda há muita corrida por vir. Como disse Paulo [Meilhat], o mais importante é terminar em Itajaí.

“Quando começamos em Alicante, em janeiro, já estávamos empurrando o barco para 100% do que pensávamos que poderíamos fazer, talvez mais. Não sei se estamos pressionando demais o barco. Acho que foi muito fácil no Atlântico, porque temos referências de outras experiências no Atlântico. Para a próxima etapa indo para o Oceano Antártico será completamente diferente. Temos que encontrar uma nova configuração do barco, para encontrar uma boa velocidade média sem empurrar o barco demais. Com o Team Holcim – PRB nunca fizemos 30 dias seguidos no mar. É o desconhecido, mas estamos ansiosos por isso.”

 

 

O mesmo acontece com Boris Herrmann, da Team Malizia, que não esconde que seu barco foi construído com o Oceano Antártico em mente. “Você não pode construir um barco que seja bom para todos os tipos de condições de vento e ondas”, disse o capitão da equipe Malizia. “Mas a favor do vento em condições fortes é para isso que nós e (nossos designers) VPLP projetamos este barco. Espero que possamos tirar proveito disso na Leg 3 e provar que o barco é bom para tais condições no Oceano Antártico.”
Herrmann também observa que é preciso haver uma mudança de mentalidade ao sair do Atlântico e ir para o sul. “O que estamos prestes a fazer, acho que é realmente o auge da The Ocean Race desta vez e muito diferente das outras pernas. É quase um tipo diferente de iate ou regata. No Atlântico podemos ser usados para fazer regata realmente muito próximas, para estarmos muito focados no desempenho o tempo todo. Mas entrar no Oceano Antártico também é uma grande aventura.

“Se precisarmos de resgate, pode levar 10 dias para um navio de guerra chegar a essas regiões para poder ajudá-lo. Estamos a milhares de quilómetros de distância da terra mais próxima. Estamos realmente sozinhos.”
A etapa 3 está programada para começar às 1415 hora local em Cidade do Cabo, 1215 UTC.

A previsão para o início da corrida de domingo é de 15 a 20 nós do sul, com o vento na área de largada bastante instável devido à geografia local e ao vento vindo da costa.
Listas

Como seguir – onde assistir

Se você tiver a sorte de estar na Cidade do Cabo, desça ao Ocean Live Park no V & A Waterfront e saia no quebra-mar para uma ótima vista pessoal ou acompanhe a visualização ao vivo no V & A Amphitheatre.

Na maior parte da Europa e em muitas partes da Ásia, a partida da 3ª jornada de domingo estará disponível para transmissão exclusivamente no Eurosport 1 ou 2 a partir das 1130 UTC / 1230 CET, e ao vivo ou sob demanda no Eurosport App ou no jogador discovery + (inscreva-se via www.eurosport.com ou www. discoveryplus.com ou consulte as informações detalhadas do país abaixo).

Na África do Sul (e na África Subsaariana), o feed mundial da largada da Etapa 3 será transmitido ao vivo no SuperSport a partir das 1400h<>, horário local.

Em outros territórios ao redor do mundo, o worldfeed da largada estará disponível ao vivo e disponível sob demanda no canal do YouTube The Ocean Race.

Na Europa:
(Links fornecidos pela Warner Bros. Discovery)
Alemanha — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 (free to air) — on demand discovery+ França — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — on demand Eurosport UK — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — on demand discovery+ Espanha — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — on demand Eurosport Itália — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — on demand discovery+

Países Baixos — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — on demand discovery+ Suíça — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — sob demanda Eurosport Dinamarca — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — on demand discovery+ Polônia — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — sob demanda Eurosport Extra w Player
Suécia — Ao vivo no Eurosport
1 ou 2 — on demand discovery+

Portugal — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — sob demanda Eurosport Áustria — Ao vivo no Eurosport 1 ou 2 — descoberta sob demanda +
Bélgica — Eurosport 1 ou 2 — Eurosport sob demanda Em outros territórios europeus, verifique as listagens locais do Eurosport

ou www.Eurosport.com ou www. discoveryplus.com
Na Ásia:Por favor, verifique as listagens locais do Eurosport e www.eurosport.com serviços

sob demanda Nos EUA / Canadá e Austrália / Nova Zelândia e Brasil e Resto do Mundo:
O canal do YouTube Ocean Race

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here