A EQUIPE DE VELA OCEANICA DA 11ª HORA E A EQUIPE DE CORRIDA DA FÓRMULA E’S SE REÚNEM PARA MOSTRAR O ESPORTE DE ELITE E A SUSTENTABILIDADE NA CIDADE DO CABO
A 11th Hour Racing Team, que navega no evento esportivo mais longo e difícil do mundo, The Ocean Race, e a equipe de Fórmula E, Envision Racing, parte da primeira rede mundial de esporte de carbono zero, se reuniram em dois dias para mostrar como o esporte de elite internacional e a sustentabilidade podem coexistir de forma poderosa antes do início da The Ocean Race’s Leg 3 neste domingo, 26 de fevereiro.
Na quinta-feira, o Skipper da 11ª Hora da Equipe de Corrida, Charlie Enright (EUA), e a Trimmer, Justine Mettraux (SUI), convidaram os pilotos da Envision Racing, Nick Cassidy (NZL) e Sébastien Buemi (SUI), juntamente com o Diretor Administrativo e o CTO, Sylvain Filippi, para se familiarizarem com a navegação do barco de corrida IMOCA de 60 pés, de última geração, em uma sessão Pro-Am. A bordo, eles discutiram as iniciativas pioneiras de sustentabilidade com as quais cada equipe está engajada em seus respectivos esportes.
E hoje, sexta-feira,25, Enright e Mettraux, se juntaram aos pilotos e ao resto da equipe Envision Racing em sua garagem, enquanto passavam pelos seus passos no Free Practice 1, antes da corrida de Fórmula E de amanhã.
Semelhante ao último carro GEN3 da Fórmula E – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já fabricado – o barco da 11th Hour Racing Team opera com tecnologia de ponta e inovações sustentáveis a bordo, enquanto a equipe defende iniciativas mais amplas em torno da importância da saúde dos oceanos para o futuro de nosso planeta.
Os pneus do carro de corrida GEN3 são feitos de 26% de materiais de fonte sustentável, tem o linho entrelaçado no trabalho da carroceria de fibra de carbono para reduzir o peso, aumentar a resistência e ser mais circular, é líquido zero por projeto e pode ser totalmente reciclado em seu final de vida útil. A 11th Hour Racing Team integrou mais de 100kg de materiais alternativos na construção de seu barco de corrida de 60 pés, incluindo linho, bambu e biomateriais, e impulsiona mudanças dentro da indústria da vela, desenvolvendo recomendações de regulamentos para reduzir o impacto do esporte no planeta.
Comentando o tempo gasto com a 11th Hour Racing Team, Sylvain Filippi, Diretor Geral e CTO da Envision Racing, disse: “O esporte tem um poderoso papel a desempenhar para influenciar e inspirar os fãs a enfrentarem a crise climática. Tanto dentro como fora das pistas e através de nossa plataforma única Race Against Climate Change™, a Envision Racing é apaixonada por fazer da transição para a e-mobilidade e energia renovável uma realidade global.
“Tem sido fantástico ouvir os membros da 11th Hour Racing Team hoje sobre suas ações de sustentabilidade, e para nós isso enfatiza o quanto é vital que mais órgãos esportivos trabalhem juntos para aumentar a conscientização e ajudar a influenciar a mudança de comportamento”.
Charlie Enright da 11th Hour Racing Team também comentou: “Apesar de estarmos correndo na água e Sébastian e Nick correndo em terra, é sempre fascinante ver tantas semelhanças. Ambos os esportes são enduro, de alta tecnologia, com desempenho, e com inovação sustentável no coração de tudo o que fazemos. Na 11th Hour Racing Team estamos focados em reduzir nosso impacto sobre o planeta, impulsionando a inovação dentro da indústria marinha e apoiando organizações que abordam diretamente soluções locais para os problemas globais da mudança climática. Todos podemos aprender uns com os outros, e o encontro com a Equipe Envision Racing hoje tem sido inspirador, assim como muito divertido”!
A E-Prix 2023 Cape Town realizada nestre sábado (25 de fevereiro) é a primeira corrida do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA a ser realizada na África do Sul, e espera-se que o circuito da Cidade do Cabo seja uma das pistas mais rápidas da temporada. As linhas fluidas deste novo circuito de rua devem ser um verdadeiro teste para o GEN3, que é capaz de atingir 322kph a partir de 600kW de potência total e onde mais de 40% da energia utilizada na corrida é realmente criada durante a corrida através de frenagem regenerativa.
A 11ª Hora da Equipe de Corrida partirá na Perna 3 da Corrida Oceânica 2022-23 no domingo, 26 de fevereiro, na perna mais longa dos 50 anos de história da corrida. A equipe fará sua regata IMOCA (velocidade máxima 40 milhas por hora!) por mais de 35 dias e mais de 12.750 milhas náuticas (14.672 milhas/23.613 quilômetros) através do Oceano Sul – destino, Itajaí, Brasil.