Siderópolis, situado no sul de Santa Catarina e 5km de Criciúma, vai sediar nos dias 14 e 15 de dezembro a 6ª edição do Festival da Montanha, ou o novo Festival da Montanha que agora passa a se chamar Festival Montanhas Verdes.
As inscrições já estão abertas e o lançamento do evento aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 05, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, durante o 2º Fórum Regional de Turismo da Encantos do Sul.
A nova identidade visual do evento, conforme o gerente de projetos do Instituto Alouatta, o publicitário Paulo Cadallóra, é um alinhamento ao Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento do turismo do município de Siderópolis denominado Montanhas Verdes, que foi lançado em junho 2024. “O Festival volta a Siderópolis e promete atrair amantes do turismo de natureza. Os aventureiros vão encontrar emoção para bicho do mato e para bicho urbano, como diz o slogan do evento”, comentou Paulo.
Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, o evento promete dias de emoção em meio as belezas do município. “O grande Festival Montanhas Verdes está de volta, e serão dias intensos de provas em meio a nossa Barragem do Rio São Bento. Ele faz parte do nosso Plano de Desenvolvimento do Turismo de Siderópolis que já estamos colocando em prática com os roteiros ferroviários, gastronômico ‘bellunesi’, religioso e o desenvolvimento do turismo rural e ecoturismo”, analisou.
Mix de atividades
A exemplo das edições anteriores será oferecido aos participantes um mix de atividades diretamente ligadas. Canoagem, Stand UP Padle, Mountain Bike, Caminhada, Escalada, Astroturismo e a novidade: a Canoa Polinésia.
O evento já está com as inscrições abertas por meio do link https://www.ticketsports.com.br/e/festival-montanhas-verdes-70326
Montanhas Verdes
O programa tem como foco o turismo de natureza como fator principal capaz de gerar emprego, renda aliado a conservação. Com 62% da Reserva Biológica Estadual do Aguaí em seu território, Siderópolis deseja credenciar-se como polo de ecoturismo da região.
A promoção do evento é do Governo de Municipal de Siderópolis e a realização do Instituto Alouatta.