A Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E completou com sucesso os testes oficiais para a 8ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA na quinta-feira em Valência. Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries tiveram três dias de testes em torno da configuração de 3.376 km do Circuito Ricardo Tormo perto de Valência (29 e 30 de novembro, 2 de dezembro) A equipe cobriu 452 voltas (1.526 km) com a Mercedes-EQ Silver Arrow 02 durante os três dias de testes
Após a mudança para Brackley, o foco da equipe nesta semana foi praticar procedimentos e processos essenciais e ganhar o máximo de experiência de corrida possível, Além de seu trabalho normal em testes, as equipes tiveram uma execução inicial através do novo formato de qualificação na segunda-feira, em que haverá fases de grupos e batalhas cabeça-a-cabeça a partir da 8ª Temporada. Durante esta sessão, a equipe se concentrou em aprender mais sobre o melhor uso de pneus, na otimização do tempo e em se familiarizar com os procedimentos do fim de semana de corrida
Uma corrida foi simulada do início ao fim na terça-feira, quando os pilotos tinham potência extra disponível pela primeira vez em um cenário semelhante a uma corrida (220 kW em vez de 200 kW para corridas e 250 kW em vez de 235 kW no Modo de Ataque). Além do “tempo extra” que será introduzido na 8ª Temporada e pode ver as corridas sendo estendidas em até 10 minutos no caso de um safety car ou período amarelo de curso completo também foi testado
Segundo Nyck de Vries: “Essa foi uma ótima semana de testes, no que nos diz respeito; geralmente muito positivo. Acho que este foi nosso melhor teste em Valência desde que começamos a trabalhar juntos. A mudança da Alemanha para a Inglaterra exigiu uma série de mudanças com algumas caras novas na equipe, mas tudo correu muito bem. Estávamos bem preparados para os testes e conseguimos completar nosso programa completo durante os três dias. Estou muito satisfeito com como tudo foi. Esta semana não foi sobre desempenho, então os tempos de teste não foram particularmente representativos, mas parecemos ser competitivos em todos os tipos de condições e cenários. Estou feliz com os testes.”
Já Stoffel Vandoorne – : O teste correu muito bem. Eu diria que este foi o melhor teste desde que entrei para a Fórmula E e esta equipe. Obviamente, ele vem com experiência e de preparações feitas antes dos testes, mas conseguimos executar através do nosso programa programado sem quaisquer problemas. O mais importante para nós foi que fomos capazes de praticar procedimentos e processos dentro da equipe, já que nossa mudança para Brackley significou muitas mudanças com muitas novas pessoas, novos sistemas, novas ferramentas de software, além de uma série de outras coisas novas que precisamos lidar como uma equipe – e esse tem sido nosso foco principal durante esta semana de testes.
Para Ian James, chefeda equipe: “ Conseguimos completar o teste desta semana em Valência sem problemas e assim conseguimos continuar com sucesso com os preparativos para a 8ª Temporada.
Em suma, podemos estar muito satisfeitos com nosso progresso, especialmente considerando as mudanças que fizemos desde o final da 7ª Temporada. Ambos os pilotos se sentiram confortáveis no carro e fomos capazes de estabelecer bases sólidas, sobre as quais construir para a 8ª temporada. Ao mesmo tempo, porém, sabemos que o diabo está nos detalhes e trabalharemos duro amanhã de manhã para garantir que temos todos os procedimentos e processos necessários em vigor com base em nossas descobertas aqui, para levar o impulso da 7ª temporada para a 8ª temporada.
Nick Chester, Diretor Técnico Geral, completa – “esta semana de testes foi positiva. Completamos todas as voltas que queríamos fazer como parte do nosso programa. O tempo estava bom e não havia muitas bandeiras vermelhas. Fizemos nosso programa completo todos os dias e o carro correu bem. Aprendemos muito no processo, mas há uma ou duas coisas que agora queremos olhar novamente para Diriyah. Confiabilidade e desempenho parecem encorajadores. Ao mesmo tempo, temos que ter em mente que o Circuito Ricardo Tormo não é uma pista típica da Fórmula E. Usamos o mesmo layout do circuito do último fim de semana de corrida aqui em Valência, mas os requisitos de energia são diferentes quando comparados com outros locais. Além disso, a superfície da pista é muito mais suave aqui em um circuito fechado do que nas pistas de rua que costumamos dirigir. No entanto, o teste foi bom do ponto de vista do aprendizado, e conseguimos riscular alguns dos itens da nossa lista de testes”.
Depois de completar os testes de inverno, a equipe agora voltará às fábricas em Brackley e Brixworth para se preparar para a abertura da temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA em Diriyah, marcado para 28 e 29 de janeiro de 2022.