Há sete anos o projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas vem formando professores e gestores educacionais de todo o País com a metodologia do esporte educacional. O projeto tem como principal objetivo qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte e cultura de movimento dentro e fora da escola. Originalmente realizado com capacitações e atividades presenciais, o Formação Continuada de Professores desenvolveu uma plataforma online de ensino à distância para se adaptar ao tempo em que vivemos, com a pandemia do COVID-19, e não deixar de levar conteúdo de qualidade para os participantes do projeto.
Neste novo formato, agora em EaD, 465 professores e gestores escolares dos municípios de Aracati (CE), Jacobina (BA), Nova Iguaçu (GO), Sorriso (MT), Porto Nacional (TO), Guaíba (RS) e Pindamonhangaba (SP) continuarão a ter acesso a conteúdos e metodologias relacionados com os temas Pedagogia do Esporte Educacional e Escolas Ativas.
“Os conteúdos previstos para a formação na plataforma EaD são os mesmos que tínhamos organizados e sistematizados para a proposta de capacitação presencial. Eles ganharam uma nova configuração e estão sendo desenvolvidos por meio de ferramentas como vídeo-aulas, fóruns virtuais, webinários e atividades de checagem”, conta Fabio D’Angelo, coordenador do IEE.
O curso está formatado em módulos, que serão apresentados ao longo de cerca de dois meses. Os participantes terão módulos de estudo e formação na temática “Pedagogia do Esporte Educacional” (Dimensões do esporte, Princípios do Esporte Educacional, Didática, Pedagogia do Jogo, Sistema PROTEGE, Planejamento pedagógico, Eventos de Esporte Educacional e Relato de experiência) e na temática “Escolas Ativas” (Conceito, Pilares de uma Escola Ativa, O Corpo na Escola, Educação Integral, Protagonismo Juvenil, Liderança, Gestão e Relato de experiência).
“Quando entramos em isolamento social, a nossa equipe técnica já estava trabalhando em um processo de migração de todo o conteúdo do projeto para uma plataforma EaD. Em abril e maio, enquanto estruturávamos esta plataforma, mantivemos a rede de participantes ativa com estratégias e atividades de capacitação à distância. Foram realizadas várias ações de formação via página do projeto no Facebook, além da disponibilização de material didático e encontros remotos por plataformas de videoconferência e lives”, explica Fabio.
“Eu realmente fiquei surpresa com a atitude do IEE e amei os encontros de formação remotos que realizamos, pois mostra dedicação, carinho e que os profissionais do Instituto são dedicados e amam o que fazem. Mesmo distante, não mediram esforços e continuam fazendo a diferença em minha vida”, fala a professora Maria de Fátima Lourenço Dias, de Porto Nacional.
A professora Clarinda Cavalcante de Oliveira, de Nova Iguaçu, se mostra ansiosa para o curso e para a volta das aulas presenciais. “Tenho certeza que quando voltar para a sala de aula eu vou olhar com mais carinho para a importância do movimento na escola. Estou amando essa formação, quando retomarmos a rotina as nossas aulas terão uma cara diferente”, afirma.
Confira o calendário das primeiras formações EAD do projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Pública:
Sorriso (MT): 5 a 17 de agosto
(patrocínio da Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)
Nova Iguaçu (RJ): 6 a 17 de agosto
(patrocínio da Lundin Mining, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)
Porto Nacional (TO): 3 a 21 de agosto
(patrocínio da Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)
Jacobina (BA): até 14 de agosto
(patrocínio da Yamana Gold, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)
Aracati (CE): 5 a 17 de agosto
(patrocínio da Faculdade Pitágoras, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)
Pindamonhangaba (SP): até 20 de agosto
(patrocínio da Novelis, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)
Guaíba (RS): 10 a 21 de agosto
(patrocínio da CMPC, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal)