A Escolinha de Triathlon Formando Campeões atingirá no mês de setembro a marca de 100 aulas online publicadas nas redes sociais YouTube e Instagram durante a pandemia de COVID-19. As atividades ajudam a manter os alunos inscritos no projeto ativos e mais próximos aos professores e equipe técnica.
Os treinos pela internet, que são realizados em casa ou em espaços abertos sem aglomerações, estabelecem uma rotina de trabalho diário de todos os profissionais envolvidos nos projetos e contato diário com os alunos e pais e/ou responsáveis.
Atualmente, a Escolinha de Triathlon atende 320 alunos da rede pública de ensino no total, sendo 80 alunos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, e outros 240 nos núcleos Boqueirão, CIC, Osvaldo Cruz, Boa Vista, Santa Felicidade e Cajuru, em espaços esportivos mantidos pela Prefeitura de Curitiba (PR). As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
Acesso às aulas — https://www.youtube.com/channel/UCE8TBukSjJwg9hntcnKRHWQ
”As aulas online estão fazendo sucesso e adotamos essas soluções para minimizar os impactos em nossos projetos e principalmente, alunos, professores, coordenadores e familiares envolvidos”, disse Juraci Moreira, padrinho e idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
Planos para retomada
Os organizadores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tinham previsão de poder retomar as atividades práticas no mês de setembro na capital paraense, porém o decreto Municipal n°1160/2020 voltou a colocar Curitiba no chamado Risco de Médio de Alerta, Bandeira Laranja, sendo impossível o regresso as atividades práticas nos instrumentos (locais) públicos de esporte.
Por isso, mais aulas estão sendo gravadas e publicadas praticamente todos os dias nas redes sociais da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
”O plano de contingência segue em vigência. O alunos mantiveram um ritmo intenso de treinos no mês em junho para enfrentar o período de quarentena imposto pela pandemia de COVID-19. Com essas aulas transmitidas em vídeo pelos professores do projeto, os triatletas mirins estão em dia com condicionamento físico”, disse Ricardo Júnior, coordenador do projeto.
Os professores seguem próximos de seus alunos e familiares tanto por meio das aulas online como pelo atendimento telefônico. Todos os vídeos são distribuídos diretamente pelos professores às suas turmas, por e-mail. Também são disponibilizados diariamente no canal Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Youtube, para quem quiser acompanhar as aulas.
”Estamos empenhados em cumprir com o objeto de nosso projeto, que é oferecer acesso a prática esportiva através das aulas de triatlon aos alunos, e trabalhamos diariamente para que mesmo em modo visual/vídeo possamos fazer esses alunos de movimentarem e estarem sendo impactados positivamente pelo nosso projeto. Declaramos que todos os professores e equipe técnico estão aptos e motivados para retorno imediato nas atividades presenciais”, completou Juraci Moreira.
O projeto vai fazer as entregas de uniformes individualmente para que esses alunos mesmo em casa usem e se motivem ainda mais para as atividades.
O objetivo dos organizadores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é oferecer o acesso online ao vivo específico nos horários e turmas pré-estabelecidas para as aulas práticas, para que as crianças e adolescentes entrem na rotina ideal.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.