Entenda o porquê, diferente do que muita gente pensa, a arquitetura não está diretamente associada ao luxo
Algumas pessoas ainda não enxergam a arquitetura como algo essencial, acreditando que ela se trata apenas de “luxo”. Mas a verdade é que ter um lugar para morar e um espaço que atenda suas necessidades pessoais e de trabalho, fazem parte da qualidade de vida.
“Arquitetura é aproveitar o espaço e os vazios e transformá-los num ambiente mais favorável, de modo funcional, considerando os diversos fatores e variáveis que influenciam nas escolhas adotadas pelo arquiteto. Assim, a arquitetura não se trata de um luxo e sim de uma prioridade na hora de planejar os espaços”, afirma Bruna Finamore, arquiteta do Nosso Estúdio.
Historicamente a arquitetura acabava se sobressaindo através de importantes arquitetos que executavam grandes obras (templos, igrejas, edifícios públicos), pois eram onde ela expressava os valores da sociedade como um todo. Dispondo de mais subsídios, melhor qualidade de mão de obra e materiais, essas edificações se tornaram um vasto campo de experiências para a arquitetura, melhorando técnicas e aperfeiçoamento de execução, ao fato, de que sua construção fosse um marco histórico, que fosse durar para sempre, diferentemente das construções habitacionais, que tinham carácter transitório em relação ao tempo.
Segundo a arquiteta Patrícia Frassi, do Nosso Estúdio, a imagem que se vêm construindo sobre esse tema é a mesma: “Ficou marcado para muitas pessoas que contratar um arquiteto ou um escritório é somente para realizar um edifício, uma mansão, grandes obras no geral. E não é o caso. Somos responsáveis por proporcionar o bem-estar de qualquer pessoa que tenha um sonho ou uma necessidade, não importando o tamanho da obra e podendo até ser de uma simples reforma de um cômodo”.
Mas, atualmente, com a ampla divulgação do assunto, essa imagem vem sendo desmistificada, o que é muito positivo para os profissionais que podem atuar nos mais variados tipos e estilos de projetos.
Desse modo, há essa possibilidade de visibilidade de forma rápida e fácil, a ampla variedade de trabalhos arquitetônicos e muitos profissionais que se mostram à disposição para atender os clientes. “Acho válido destacar o crescimento deste nicho na construção civil, que está bastante em alta, que é a presença do arquiteto como consultor, instruindo da melhor maneira e dentro das normas técnicas, atendendo todas as necessidades do cliente”, complementa Patrícia.
Mas lembre-se, para ter segurança na contratação, primeiro procure por um profissional de confiança, pesquise sobre o trabalho dele e sua atuação, ou através de uma indicação de quem já obteve uma experiência e obra realizada. Segundo, entenda que o projeto idealizado tem um custo, tanto para o profissional quanto para a execução da obra. Procure referências e quais suas reais necessidades. Assim, o desenvolvimento e a construção do conceito se tornam mais próximos daquilo que se deseja, obtendo um resultado satisfatório e muitas vezes, superando as expectativas do cliente. “Aceitar que o projeto/obra seguem um planejamento e embasamentos legais são etapas fundamentais que reduzem surpresas desagradáveis ao longo do processo ou despesas inesperadas. Ao final, entende-se que a contratação de um arquiteto assegura ao cliente a boa qualidade e segurança da obra (o conjunto de todas as etapas, desde o Estudo Preliminar até a entrega das chaves). Um projeto bem sucedido atende todas as necessidades do cliente e satisfaz positivamente o profissional”, finaliza a arquiteta.
Nosso Estúdio
Muito além dos projetos e das obras, o Nosso Estúdio une arquitetura e engenharia, oferecendo soluções a partir de um propósito, unindo profissionais, fornecedores e clientes através da ideação, inovação e realização.
Fundado em 2011, com o nome de Studio 7, o escritório hoje é comandado pela engenheira Ana Alves em parceria com diversos colaboradores de diferentes segmentos, tendo como princípio que negócios são feitos entre pessoas e não entre empresas.
Apoiados nos recursos e potencialidades de uma metodologia inteligente, BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), a consultoria contempla a construção de processos necessários para viabilizar, sustentar e desenvolver o empreendimento do cliente, desde a aquisição do terreno, concepção dos projetos e o gerenciamento de obras, otimizando tempo e custo e minimizando erros e riscos.
Através de uma metodologia de trabalho colaborativa, o Nosso Estúdio desenvolveu um modelo de negócios baseado na análise do comportamento dos profissionais, de forma a descobrir suas necessidades, desejos e expectativas, gerando, desta maneira, novos produtos, serviços e experiências com técnica, qualidade e simplicidade.
Atualmente com treze colaboradores, a empresa possui em seu portfólio, clientes como Andrade Gutierrez, Gafisa, Lock Engenharia, Conx, Renata Marques Arquitetura, Santander, entre outros, além de mais de cinquenta obras e reformas para clientes finais. Sempre trabalhando com projetos exclusivos e pensados especialmente para cada um.
Site Oficial: www.nossoestudio.com.br/
Instagram: www.instagram.com/_nossoestudio/