A edição relâmpago do VelaShow 2020 teve início nesta quarta-feira (23) com a realização de uma live nos canais oficiais do evento. O bate-papo virtual comandado por Murillo Novaes e Marina Bruschi contou com as participações dos navegadores Cláudio Copello e Adriano Plotzky, do #SAL.

Os velejadores falaram sobre a vida a bordo de embarcações e a infraestrutura encontrada em marinas e cidades para abrigar barcos. Após a conversa dos especialistas na modalidade, o VelaShow promoveu provas online com mais de 40 velejadores pelo virtual Regatta.

Os palestrantes comentaram sobre os melhores locais para velejar e de suas expedições pela costa brasileira. Ambos também destacaram as dificuldades encontradas nessa pandemia de COVID-19, que obrigou a organização do VelaShow a adiar a edição de Niterói (RJ) para abril do ano que vem.

“A gente passou a pandemia a bordo. Quando estávamos descendo a costa, passamos em Salvador. Eu ia a bares, carnaval, mas quando chegamos em Santo André, Sul da Bahia, foi quando a pandemia explodiu. Eu passei dois meses em Santo André, mas após março e abril já bateu aquela vontade de velejar. Cuido das pessoas que entram a bordo, usando máscara e indo apenas em mercados”,comentou Cláudio Copello em mensagem gravada de Ilhabela (SP).

O velejador e youtuber Adriano Plotzky falou sobre suas experiências e lugares visitados, principalmente em relação à infraestrutura de marinas. “O brasil deveria se voltar ao mar e uma coisa que daria para resolver mais simples seria um píer público. Apenas para você parar o barco e ir ao mercado, por exemplo”.

O VelaShow continua nesta quinta-feira (24) com o tema Niterói (RJ), que será a anfitriã do evento. A partir de 18h30, o bicampeão olímpico Torben Grael e o medalhista olímpico e campeão mundial Lars Grael falarão sobre a vela na cidade.

A cidade fluminense é uma das maiores referências na modalidade no País, com clubes de ponta como o Charitas e o Sailing, além do Projeto Grael. Após o painel com os irmãos mais vitoriosos da modalidade, o VelaShow promoverá as finais das regatas virtuais.

Regatas online

As provas iniciais do VelaShow 2020 foram feitas via o aplicativo Virtual Regatta com barcos da classe J70. As raias das baterias com 40 velejadores foram as de Palma de Mallorca (Espanha), Auckland (Nova Zelândia), Marselha (França) e Rio de Janeiro (RJ).

O melhor desempenho do dia foi do jovem de 15 anos Lucas Dantas, de Brasília (DF). O velejador ficou com vice-campeonato da edição virtual da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

As finais começam nesta quinta-feira a partir de 19h30.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here