Nadadora está em Recife (PE), onde segue fazendo fisioterapia após a operação no joelho direito, realizada no mês de setembro, em São Paulo (SP)

Operada em setembro na capital paulista, quando reconstruiu dois ligamentos do joelho direito, o cruzado anterior e o contra lateral, a nadadora Etiene Medeiros segue em processo de recuperação. Logo no dia seguinte de sua operação, realizada no dia 13 do mês passado, Etiene já começou o processo pós-cirúrgico com êxito, dando início à fisioterapia. Há alguns dias, a atleta pernambucana teve o prazer de poder voltar a nadar, seguindo todas as orientações médicas.

“A cirurgia foi um processo tranquilo. Feita a programação, ela foi bem rápida, entre duas e duas horas e meia, com o Doutor Caio Delia. Foi tudo dentro do planejado por ele e recebi alta logo no primeiro dia, à noite. No dia seguinte, estava em casa e fazia o pós-cirúrgico”, relembrou Etiene Medeiros. “Operei na segunda e na terça já estava na fisioterapia, na clínica Vita. O Doutor Caio pediu para eu ter proximidade com um profissional que ele tem segurança e lá passei um mês em recuperação, confiante por toda a equipe de trabalho e ciente de que este era um excelente local, bastante renomado entre os atletas de alto rendimento”, completou.

Todo o cuidado foi tomado, para não haver problemas na recuperação, uma vez que nas três primeiras semanas o local operado esteve bastante inchado. Diariamente, Etiene foi à clínica Vita, sempre com o foco na diminuição do edema em seu joelho direito. Após conversas com o Dr. Caio e, seguindo o planejamento feito antes da cirurgia, Etiene escolheu sua cidade, Recife, para dar a continuidade no processo de recuperação, apoiada pelo seu treinador, Fernando Vanzela, pela sua médica, a Dra. do Esporte Fernanda Lima, e pela diretoria do SESI-SP.

“Após um mês da cirurgia embarquei para Recife, onde estou sendo acompanhada pelo fisioterapeuta Gustavo Lopes, ex-atleta profissional de handebol e integrante da seleção brasileira na sua modalidade, que trabalhou na clínica Vita com diversos atletas renomados. Minha primeira caída na água foi após tirar os pontos, com muito cuidado, usando boia e uma liga nas pernas para que não houvesse qualquer movimento, porque os ligamentos ainda estão em cicatrização”, avaliou Etiene, que tem seu preparador físico, Fabio Rocha, a acompanhando em Recife. “Por eu ser nadadora, consigo limitar o movimento das pernas e trabalho a retomada à água no que diz respeito à sensibilidade”, explicou.

“Voltar à piscina, esse ambiente que eu gosto, está sendo ótimo. Além disso, tem o fato de ser em casa. Perto dos meus pais, da minha família. Estou há dez anos fora do Recife e fiquei muito tempo sem esse convívio. Está sendo muito bom, mesmo tendo que enfrentar essa cirurgia no joelho, porque estou tendo o máximo de apoio do meu clube, o SESI, que entendeu bem essa fase. Tenho 30 anos de idade e uma carreira com diversos títulos, sempre competindo em ritmo forte nesse período”, finalizou.

Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. 

Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here