Pelo quarto ano consecutivo, com 26% das menções, a GOL é a Companhia Aérea mais lembrada pelo público na tradicional pesquisa do jornal Folha de S.Paulo, realizada no último mês de agosto

São Paulo, 29 de outubro de 2021 – Mais uma vez, o reconhecimento dos brasileiros: a GOL é tetra! Com 26% das menções, a GOL Linhas Aéreas é, pelo quarto ano consecutivo, a Companhia Aérea mais lembrada pelo público na Folha Top Of Mind 2021, pesquisa anual realizada pela Folha de S.Paulo, que chega à 31ª edição. Anunciada nesta quinta (28/10), a premiação enumera as mais respeitadas marcas nacionais em 80 categorias.

GOL

Para chegar à Top Companhia Aérea de 2021 e aos demais vencedores em variadas categorias que envolvem serviços e produtos, o Datafolha ouviu entre os dias 2 e 14 de agosto deste ano o total de 7.758 brasileiros, de diferentes idades, sexos e classes sociais, a partir de 16 anos, em todas as regiões do País. Os resultados são obtidos por meio de menções espontâneas dos entrevistados após ouvirem a pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%.

Simples, humana e inteligente, a GOL, maior Companhia doméstica do Brasil, completou 20 anos de história em janeiro deste ano. Desde o seu nascimento, mantém o propósito de ser a “Primeira para Todos”, uma vez que contribuiu para democratizar o transporte aéreo no País. Durante a pandemia, segue os mais rigorosos protocolos de Segurança a bordo e nos aeroportos onde mantém operações, de forma a proporcionar bem-estar a todos os seus Clientes e Colaboradores, por meio de uma experiência de viagem totalmente segura, sem medos e incertezas.

Com o avanço da vacinação no País, a empresa planejou uma retomada gradativa e consciente de suas operações nacionais e internacionais, pautada pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Em dias de ápice, neste mês de novembro, a Companhia prevê atingir 69% das operações em comparação com o período da pré-pandemia.

No desafiador ano de 2020, no auge da primeira fase da pandemia, a GOL operou por meses uma malha aérea considerada essencial, enxuta, e guiou-se por ações relacionadas à solidariedade, como o transporte gratuito de profissionais de saúde em viagens para combater o coronavírus. Em 2021, não foi diferente: colocou-se à disposição do Ministério da Saúde para, sem cobrança de frete, transportar os imunizantes da Covid-19 a todas as regiões do País, sem contar as iniciativas ligadas ao Instituto GOL, que encampa as ações de responsabilidade social da Companhia.

Neste ano, a GOL mergulhou ainda mais fundo em estudos e fóruns internos sobre as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), ou ASG – Ambiental, Social e Governança -, sigla que ganhou expressão em toda a sociedade com o advento da pandemia e foi eleita pela Companhia como seu grande tema de 2021, no qual ela pretende avançar e se aprimorar cada vez mais.

Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, há mais de uma década a GOL – comprometida com o balanço líquido zero de carbono até 2050 – trabalha com temas ligados ao assunto de forma transversal na empresa, com o intuito de engajar todos os seus Colaboradores e legitimar um jeito de ser e fazer sustentável. Investe em tecnologia, na renovação de sua frota (com o Boeing 737 MAX), em soluções de mercado e na implementação de uma cadeia de valor para os combustíveis sustentáveis de aviação, a solução definitiva para a emissão dos gases de efeito estufa (GEEs) no seu segmento. Nesse período, já operou mais de 360 voos com bioquerosene.

A GOL foi a primeira Companhia da América Latina a disponibilizar aos seus Clientes, em junho deste ano, a possibilidade de eles compensarem voluntariamente a pegada carbônica das viagens, uma forma de mitigar o impacto dos voos nas mudanças climáticas. Recife-Fernando de Noronha-Recife é, desde 1º/09/2021, a primeira rota carbono neutro do Brasil: a GOL e a climatech MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, doam a todos os Clientes e à tripulação a compensação individual das emissões de carbono nos dois trechos, com direito a um certificado a quem viaja.

Ainda no contexto da sustentabilidade, a GOL, em parceria com o Grupo Comporte, planeja operar em meados de 2025 novas rotas no mercado regional com 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical do modelo VA-X4 eVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing). Produzido pela britânica Vertical Aerospace, o eVTOL é zero poluente, mais silencioso que o helicóptero e considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento. Assim, a GOL pretende revolucionar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos, como São Paulo, onde dará início às operações com o eVTOL.

E se os Clientes sempre foram a razão de ser da Companhia, neste ano ganharam um protagonismo sem precedentes. Para além dos cuidados que asseguram uma viagem com Segurança, valor número 1 da empresa, a GOL se desdobrou para manter linha direta com seu público por meio de uma comunicação clara.

“O marketing desempenhou um papel extremamente importante durante a pandemia, pois era preciso comunicar de forma simples e humana todas as medidas de Segurança vigentes e outras informações necessárias para as pessoas que precisavam viajar mesmo nos meses mais críticos. Precisávamos também tornar públicas as soluções que estávamos tomando para os voos que estavam sendo cancelados ou remarcados, e as melhores formas de os Clientes se programarem para essas alterações. O reconhecimento com o Top Of Mind 2021 coroa o trabalho que realizamos junto aos nossos Clientes”, afirma Loraine Ricino, diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL.

“Os desafios ainda continuam enormes, mas agora já enxergamos a retomada com muito mais consistência e estamos confiantes que o avanço da vacinação no Brasil é a alavanca para o setor crescer novamente”, conclui Loraine.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here