Teve início nesta terça-feira (13), no circuito Ricardo Tormo em Valência, os testes oficiais de pré-temporada da Fórmula E. Ao todo serão três dias de treinos em que as equipes terão a chance de conhecer melhor o Gen3, o novo monoposto elétrico lançado para o campeonato mundial que terá início no próximo mês, na Cidade do México.
O grande destaque deste primeiro dia de treinos da Fórmula E em Valência foi o alemão Maximilian Guenther, e a estreante Maserati MSG Racing, que lideraram as duas sessões de treinos realizados nesta terça.
Com o tempo de 1m26,096s, Guenther superou o estreante Jake Hughes por 0,082s; o piloto da NEOM McLaren impressionou em suas primeiras voltas cronometradas com o Gen3, lembrando que a equipe do time de Woking, na Inglaterra, também está estreando na categoria de carros elétricos.
Oliver Rowland colocou a sua Mahindra Racing na terceira colocação, seguido pelo segundo carro da Maserati de Edoardo Mortara. Desta forma, a Maserati garantiu seus dois carros entre os quatro primeiros em seu retorno ao automobilismo após décadas, demonstrando um início animador para a equipe italiana na Fórmula E.
O atual campeão Stoffel Vandoorne estabeleceu o quinto tempo mais rápido da manhã – embora quatro décimos atrás de Guenther, enquanto Antonio Felix da Costa fechou os seis primeiros com a Porsche.
Chuva da às caras no treino da tarde
Já a sessão do período da tarde foi marcada pela chuva, tornando as condições de pista complicadas. Mitch Evans encalhou seu Jaguar I-TYPE 6 na saída da curva 5. Mais cedo, Nick Cassidy, da Envision Racing, fez o mesmo na curva seis e ficando preso na brita.
Com a mudança das condições, os tempos não foram tão rápidos quanto na primeira sessão da manhã, mas ainda assim, Guenther fechou a sessão com o melhor tempo 1m26s221 antes da chuva encharcar o circuito espanhol.
A TAG Heuer Porsche teve uma boa sessão, com Pascal Wehrlein sendo o segundo mais rápido, seguido por seu novo companheiro de equipe, o português Antonio Félix da Costa. Aliás, o piloto alemão da Porsche ficou apenas 0,041s atrás do tempo de Guenther.
Edoardo Mortara novamente foi o quarto colocado, completando um bom primeiro dia de treinos para a Maserati, que mostrou a força de seu powertrain em Valência.
Completaram o seis primeiros colocados a dupla da DS Penske em quinto e sexto. O atual campeão mundial Stoffel Vandoorne e seu companheiro de equipe, o bicampeão Jean-Eric Vergne, mostraram que o time de Jay Penske pode sonhar com dias melhores na Era Gen3, graças ao powertrain da montadora francesa.
Um dia de acertos e erros para os brasileiros
Os brasileiros Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara tiveram um primeiro dia focado nos acertos de seus Gen3, e obviamente, de adaptação as novas equipes. Enquanto Di Grassi trocou a Venturi pela Mahindra, Serginho deixou a Penske e agora é piloto da NIO 333.
Na primeira sessão de treinos do dia, Lucas di Grassi fez o sétimo tempo, mas com um tempo próximo de seu companheiro de equipe, o britânico Oliver Rowland, que ficou em terceiro na sessão. Já Sérgio Sette Câmara foi 12º colocado, duas posições a frente de seu companheiro de time, Dan Ticktum.
No período da tarde, enquanto Sérgio Sette Câmara ficou preso na brita após escapar na curva seis, ficando apenas em 15º, Di Grassi não se deu bem com a pista molhada e foi apenas o 16º.