Documentários de 14 países, sendo oito produções nacionais, integram a 13ª edição do maior festival que passou por São Paulo e Rio de forma presencial. Temas: Bike, Corrida, Escalada, Neve, Brasil, Multiesportes, Mulheres, Adrenalina, Diversidade, Surf & Skate. Assista e vote nos melhores filmes
Após levar cinema ao ar livre para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Rocky Spirit quebra a barreira física. Os filmes já podem ser assistidos nas smartvs, computadores, smartphones e tablets dos amantes de boas histórias sobre vida outdoor, meio ambiente e esportes de aventura espalhados pelo Brasil. São documentários de 14 países, sendo oito nacionais, liberados no formato online. E o melhor, as 51 produções da edição 2023 estão disponíveis de forma gratuita no site: Início – Rocky Spirit Festival (fanhero.tv).
“É um programa perfeito para o final de semana, seja após um dia de atividades ou para maratonar desde cedo, especialmente se o clima continuar mais ameno, depois da forte onda de calor das últimas semanas. Como são on-demand, é possível assistir na ordem e ritmo que cada um quiser, mas vamos disponibilizar também algumas playlists divididas por temas e modalidades.”, recomenda Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários, lembrando que os filmes da 13ª edição do festival online estarão disponíveis até o dia 8 de outubro.
As playlists do Rocky Spirit Online estão organizadas pelos seguintes temas: Bike, Corrida, Escalada, Brasil, Neve, Multiesportes, Mulheres, Adrenalina, Diversidade, Surf & Skate, Meio ambiente e Crianças. Andrea explica que alguns dos filmes estão presentes exclusivamente online, ou seja, não fizeram parte da programação de São Paulo e nem do Rio de Janeiro. “É uma oportunidade também para quem foi ao festival presencial. Além de rever as produções que mais gostaram, podem conhecer documentários novos”, completa a diretora do evento.
Confira alguns dos destaques da programação:
– This is My Climb: Dedicação – Brasil – um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest.
– 10/03 A história de David Santos – Brasil – documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado.
– Egoland – Espanha – Animação conta a história de dois alpinistas prestes a alcançar o cume da última e mais difícil montanha não escalada. Questões morais envolvem a trama, sobre contar ou não a verdade quando não chegam ao topo.
– Queens of the Break – EUA – filme sobre as pioneiras do surfe feminino na década de 1980, celebra uma amizade de mais de 50 anos da primeira geração de mulheres no Santa Barbara Surf Club.
– To Be Frank – EUA, 2023 – filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe através de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões.
– A Rota Polar – Brasil – documentário acompanha o dia a dia do velejador Beto Pandiani e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em um barco sem motor, pela icônica passagem noroeste da rota polar, realizada entre junho e setembro de 2022.
– Lugar de Criança – Brasil – Enquanto a criança explora praias, trilhas e montanhas, revela sua capacidade de se conectar com o ambiente, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, resiliência e autoconfiança, e moldando um indivíduo mais consciente e conectado com o mundo ao seu redor.
– Reel Rock: Resistance Climbing – EUA – entre os antigos terraços agrícolas e montanhas marcadas pela luta da Palestina, uma comunidade unida de escaladores se desenvolveu. O filme convida a explorar os belos penhascos de calcário da terra natal desses escaladores e entender o poder transformador da escalada em suas vidas.
The Debora Effect – Canadá – Depois de um TCE (Traumatismo Cranioencefálico) que mudou sua vida há sete anos, a entusiasta do mountain bike Debora DeNapoli nunca mais seria a mesma. Buscando uma cura profunda no único lugar onde foi alertada para não voltar – as trilhas -, descobriu que subir em sua bicicleta e estar na natureza era fundamental para lidar com seus sintomas mais debilitantes e cuidar da sua saúde mental.
Entre as produções exclusivas do online estão:
Speed of Sound – Inglaterra – uma esquiadora cega que pratica biathlon, uma combinação de esqui Cross Country com Tiro Esportivo. Com apenas 2% de visão, Carina Edlinger ganha ouro nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim em 2022 esquiando a 80 km/h por uma montanha coberta de neve e acerta o tiro ao alvo com uma precisão inacreditável.
Truth e Dignity – EUA – Em 24 de julho, Erick Cedeno, também conhecido como Bicycle Nomad, enfrentou uma jornada de 3.200 km de bike com o compromisso de trazer verdade e dignidade a uma parte muitas vezes esquecida da história norte-americana: a infantaria Buffalo Soldiers Bicycle Corps, formada por soldados negros e anônimos.
Os 51 filmes da edição 2023 representam um recorde para o maior festival brasileiro de filmes sobre lifestyle e esportes em meio à natureza, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas no ano passado. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.
A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes – Rocky Spirit.
O Rocky Spirit 2023 teve patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi e apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são GoOutside e Hardcore. A realização foi de Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.