A regata Rolex Big Boat Series provavelmente contará com três divisões da classe ORC, além de várias classes de design único, no evento marcado para de setembro, no St. Francis Yacht Club, em San Francisco, EUA.
A Offshore Racing Congress (ORC) substitui a regra da Offshore Rating Rule (ORR), que estava desde 2014, para a próxima edição.
Serão quatro dias de prova na Costa Oeste. “A declaração de missão do St. Francis Yacht Club é servir como o centro inspirador das atividades náuticas regionalmente e um líder da vela internacional”.
”A adoção da regra de classificação ORC, que se tornou a regra de classificação dominante internacionalmente, reflete nosso compromisso com a liderança no esporte e vela na Costa Oeste”, disse William H. Dana, Comodoro do St. Francis Yacht Club.
Por mais de 50 anos, A Offshore Racing Congress gerenciou e desenvolveu os sistemas de classificação IOR, IMS e agora ORC usados em regatas costeiras e offshore em todo o mundo.
Globalmente, é o sistema medição mais popular, com mais de 10.000 certificados emitidos em 45 países.
No Brasil, a ORC é considerada a principal da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
A divisão dos Clássicos para veleiros construídos antes de 1955 e com mais de 48 pés de comprimento, continuará a competir com os certificados de classificação ORR-EZ.
O St. Francis Yacht Club também vai empregar a regra ORC ao pontuar outras regatas de handicap em seu calendário de regatas de 2022, incluindo a Stone Cup (21 a 22 de maio) e a Phyllis Kleinman Swiftsure Regatta (de 19 a 21 de agosto).
Realizada desde 1964 e considerada a regata de maior prestígio da costa oeste dos Estados Unidos, a Rolex Big Boat Series atrai competidores de vários países.
Por Flávio Perez